DSpace Repository

Arquitetura inclusiva: proposta de projeto arquitetônico para escola profissionalizante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) na cidade de Arcos-MG

Show simple item record

dc.contributor.author Teixeira, Joice Mariana de Assis
dc.contributor.mbanca Carvalho, Karla Cristina Garcia de
dc.contributor.mbanca Assis, Aline Matos Leonel
dc.contributor.mbanca Costa, Priscila Cristina Alves
dc.contributor.orientador Carvalho, Karla Cristina Garcia de
dc.date.accessioned 2024-07-29T14:40:38Z
dc.date.available 2024-07-29T14:40:38Z
dc.date.defesa 2019-11-21
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br/xmlui/handle/123456789/892
dc.description TCC (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de Formiga, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta a fundamentação construída para o projeto arquitetônico da nova sede da escola profissionalizante da APAE do município de Arcos-MG. Foi realizada uma abordagem sobre o trabalho da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais no Brasil e sobre a caracterização do público atendido pelas unidades. Pertinentes ao projeto que será concebido, foram estudados aspectos sobre arquitetura escolar, arquitetura sensorial e arquitetura bioclimática, através de bibliografias específicas de cada tema. Foram definidas legislações e normas técnicas que serão consultadas durante o desenvolvimento do projeto. Através de pesquisa exploratória, foram levantados dados sobre o terreno escolhido e o seu entorno, como fluxos, acessos, infraestrutura, topografia e orientação solar, de forma a descobrir as condicionantes climáticas e ambientais que influenciarão no projeto, bem como os aspectos físico-territoriais da área. Também foi desenvolvido o estudo de obras análogas, que serão referências na concepção do projeto, e a contextualização da atual sede da APAE-Arcos, com o objetivo de definir um programa de necessidades para a nova sede da escola profissionalizante. Por fim, foi desenvolvido um projeto coerente com as necessidades dos alunos e funcionários e que, acredita-se, proporcionará maior conforto e segurança aos mesmos, assim como sua valorização, por parte da população arcoense, sua autonomia e inclusão na sociedade e no mercado de trabalho. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Escola profissionalizante_Arquitetura pt_BR
dc.title Arquitetura inclusiva: proposta de projeto arquitetônico para escola profissionalizante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) na cidade de Arcos-MG pt_BR
dc.type Working Paper pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account