| dc.contributor.author | Teixeira, Joice Mariana de Assis | |
| dc.contributor.mbanca | Carvalho, Karla Cristina Garcia de | |
| dc.contributor.mbanca | Assis, Aline Matos Leonel | |
| dc.contributor.mbanca | Costa, Priscila Cristina Alves | |
| dc.contributor.orientador | Carvalho, Karla Cristina Garcia de | |
| dc.date.accessioned | 2024-07-29T14:40:38Z | |
| dc.date.available | 2024-07-29T14:40:38Z | |
| dc.date.defesa | 2019-11-21 | |
| dc.date.issued | 2019 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br/xmlui/handle/123456789/892 | |
| dc.description | TCC (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de Formiga, 2019. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este trabalho apresenta a fundamentação construída para o projeto arquitetônico da nova sede da escola profissionalizante da APAE do município de Arcos-MG. Foi realizada uma abordagem sobre o trabalho da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais no Brasil e sobre a caracterização do público atendido pelas unidades. Pertinentes ao projeto que será concebido, foram estudados aspectos sobre arquitetura escolar, arquitetura sensorial e arquitetura bioclimática, através de bibliografias específicas de cada tema. Foram definidas legislações e normas técnicas que serão consultadas durante o desenvolvimento do projeto. Através de pesquisa exploratória, foram levantados dados sobre o terreno escolhido e o seu entorno, como fluxos, acessos, infraestrutura, topografia e orientação solar, de forma a descobrir as condicionantes climáticas e ambientais que influenciarão no projeto, bem como os aspectos físico-territoriais da área. Também foi desenvolvido o estudo de obras análogas, que serão referências na concepção do projeto, e a contextualização da atual sede da APAE-Arcos, com o objetivo de definir um programa de necessidades para a nova sede da escola profissionalizante. Por fim, foi desenvolvido um projeto coerente com as necessidades dos alunos e funcionários e que, acredita-se, proporcionará maior conforto e segurança aos mesmos, assim como sua valorização, por parte da população arcoense, sua autonomia e inclusão na sociedade e no mercado de trabalho. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Escola profissionalizante_Arquitetura | pt_BR |
| dc.title | Arquitetura inclusiva: proposta de projeto arquitetônico para escola profissionalizante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) na cidade de Arcos-MG | pt_BR |
| dc.type | Working Paper | pt_BR |