Resumo:
O mundo atual passa por diversas dificuldades ambientais. Aquecimento global, alterações climáticas e poluição são exemplos de adversidades enfrentadas. Um dos causadores dos problemas descritos é a emissão de gases poluentes por parte dos veículos que queimam combustíveis fósseis. Em países em desenvolvimento, como o Brasil, torna-se inviável a maior parte da população adquirir um veículo elétrico híbrido, seja por motivo de valor elevado ou de poucos postos elétricos de abastecimento. Diante desses fatos, surge a oportunidade de realizar estudos direcionados à diminuição da emissão de poluentes por parte de automóveis a combustão.
Este trabalho tem o intuito de demonstrar benefícios da utilização da lógica fuzzy aplicada no controle das polias de uma transmissão continuamente variável (CVT). O projeto explora a categoria de veículos com cambio automático do tipo CVT, atualmente em ascensão no país. Foi desenvolvido um algoritmo que implementa a técnica da inteligência artificial (IA), chamada lógica fuzzy. Esse algoritmo é executado por um simulador que gera resultados de saída para controlar a transmissão com o objetivo de otimizar a transferência de energia do motor até as rodas. Como consequência, pode-se obter melhora no consumo de combustível. Diferentemente das propostas similares encontradas na literatura, este projeto apresentou os benefícios em se utilizar apenas um processo de controle fuzzy. Desta forma, elimina-se a utilização de cálculos
complexos utilizados em sistemas de controle tradicionais. Após a realização de testes com o simulador, foi possível observar o desempenho do sistema de controle. Foi também em factível manipular dados e prever resultados de inferência esperados, que abrangem as relações entre as variáveis de entrada e de saída. Toda a estrutura e característica do processo, bem como os testes e resultados obtidos a partir das simulações em distintas situações de trajetos do veículo, são apresentadas neste trabalho.
Descrição:
Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Centro Universitário de Formiga, Formiga, 2022.