Resumo:
O atual crescimento da Indústria de Construção Civil (ICC) evidência um problema que até então se escondia: o nível de qualidade e de produtividade no setor. Fato que corroborou para que o segmento fosse marcado pela conivência com o desperdício, a improvisação e o mau planejamento dos seus processos produtivos. A fim de transformar esse cenário e atender a demanda, nota-se a mobilização de muitas empresas que têm procurado investir na melhoria contínua de seus processos de produção, visando maior produtividade em tempos menores, sem que haja comprometimento da qualidade e também sem que ocorra aumento nos custos, provocando mudanças expressivas em sua gestão interna e nas técnicas utilizadas. O objetivo desta pesquisa é esboçar o estágio atual de conhecimento e compreensão dos princípios básicos e das práticas de qualidade dos profissionais do setor, identificando as dificuldades e resistências para a eficácia de um sistema de gestão da qualidade. Para tanto, considera-se as características próprias apresentadas pela construção que dificultam a utilização das teorias disponíveis às demais indústrias de transformação, enfatizando os programas de qualidade e produtividade que visam suprir essa deficiência, com destaque ao PBQP-H e a certificação ISO 9000. O estudo é enriquecido por meio da avaliação do desempenho de uma construtora, possibilitada pela aplicação de um questionário aos seus colaboradores. Contudo, entende-se que a empresa tem a preocupação de manter seus processos de modo a obter uma boa qualidade, porém é eminente a necessidade de aprofundar seus conhecimentos nesta área, reavaliando sua gestão, com o intuito de assegurar qualidade em todas as etapas, ganhar confiabilidade e consolidar-se no mercado.
Descrição:
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário de Formiga-UNIFOR-MG, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Engenharia de Produção. Orientador: Prof. Marcelo Carvalho Ramos