Resumo:
Este trabalho aponta quais são as preferências dos consumidores de Itapecerica-MG quanto aos produtos farmacêuticos, vestuário e cosméticos comparando-se dois tipos de negócio: franquia e negócio próprio da cidade. De um modo geral, as franquias tem uma perspectiva de sucesso de um negócio já experimentado, com marca consagrada no mercado. Neste sentido, o presente trabalho demonstra como os clientes se posicionam quanto aos produtos e serviços oferecidos por essas empresas. Na atualidade, os profissionais de marketing devem estar aptos a desenvolver ferramentas do mix de marketing, visando o sucesso da venda de seus produtos, com preços adequados, qualidade em seus produtos, atendimento diferenciado, em um ponto estratégico e flexibilidade de negociação. Entretanto, as empresas devem fazer um trabalho melhor que o de seus concorrentes procurando satisfazer aos desejos e necessidades do público-alvo. Com isso, analisar as variáveis e a opinião dos consumidores da cidade poderá proporcionar um melhor posicionamento das unidades e até mesmo aprimorar suas vantagens competitivas. O tipo de pesquisa utilizado foi baseado no propósito de medir relações entre variáveis e utilizar a melhor estratégica de controlar o delineamento da pesquisa. O objeto de pesquisa consiste no mercado consumidor de cosméticos, vestuário e produtos farmacêuticos da cidade de Itapecerica, obtendo-se como resultado uma grande preferência dos consumidores para as franquias principalmente no ramo de cosméticos e de farmácias.
Descrição:
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Ms. Marcos Vinícius Gomes.