Resumo:
Estudo de caso referente à biblioteca escolar “José Eufrásio de Carvalho” da rede Municipal da cidade de Formiga - MG, a fim de enfatizar a relevância das atividades de leitura aplicadas pelo bibliotecário no contexto escolar. Questiona: Como o bibliotecário pode atuar de maneira favorável na formação de leitores? O estudo vem contribuir para os bibliotecários interessados na atuação da biblioteca escolar, relatando a importância do bibliotecário no incentivo ao hábito da leitura. Este estudo ainda aborda a importância da leitura, a contribuição da biblioteca escolar para o incentivo à formação do leitor, a importância da interação entre o bibliotecário e o corpo docente. Esta pesquisa é caracterizada como exploratória, bibliográfica e qualitativa. A técnica de coleta de dados foi o questionário. Conclui-se que, o bibliotecário deve agir em parceria com os professores, trabalhando em favor da formação de leitores. Deve também desenvolver atividades de leitura, tornando o ambiente favorável para a prática de leitura. É possível constatar que a bibliotecária em questão tem compreensão que a leitura é essencial na vida dos alunos, e que a formação de leitores é uma atividade fundamental. Finalizando, os objetivos propostos neste estudo foram alcançados, visto que demostrou a importância do profissional bibliotecário no desenvolvimento de atividade para o hábito da leitura.
Descrição:
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Biblioteconomia. Orientadora: Sandra Mara Lasmar.