Resumo:
O marketing aplicado às unidades de informação é uma forma de satisfazer as necessidades de seus usuários naquilo que facilmente podem obter e desejam, o mais importante é dar destaque à esta ação procurando dispor das informações do que eles necessitam, sendo que a filosofia do marketing terá que ser compreendida, aceita e praticada pelo bibliotecário e por todos que trabalham nas unidades de informação. A justificativa para a realização desta pesquisa se vê na necessidade do marketing para a unidade de informação no cenário atual, e para que os profissionais da informação conheçam algumas ferramentas de marketing utilizáveis em uma unidade de informação, parte-se do pressuposto que tudo que há dentro de uma unidade de informação pode ser enquadrado em estratégias de marketing. Esta pesquisa foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica, análise e interpretação de livros, artigos e monografias analisando ações de marketing que podem aprimorar a identificação das necessidades dos usuários em relação à oferta de produtos ou serviços de informação, identificando as técnicas de marketing existentes na literatura que pode ser utilizadas em Unidades de Informação e quais técnicas de marketing ou quais combinações são mais favoráveis para os profissionais da informação. Conclui-se a importância das técnicas e estratégias de marketing na qual todos os esforços convergem em promover seus produtos e serviços de informação com eficiência, buscando conquistar e manter os usuários, satisfazendo suas necessidades
Descrição:
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Biblioteconomia. Orientador: Júlio Vítor Rodrigues de Castro.