Resumo:
Trabalho de conclusão de curso referente aos critérios de avaliação do MEC/INEP
para os cursos de Direito e Pedagogia do UNIFOR
-
MG, em 2013. Visa
avaliar o
panorama atual dos programas de ensino das unidades cu
rriculares em r
elação ao
acervo da biblioteca u
niversitária Ângela Vaz Leão do Centro Universitário de
Formiga
-
UNIFOR
-
MG comparando
-
o
com os critérios de avaliação do Ministéri
o da
Educação e Cultura
,
descritos
no instrumento de ava
liação dos cursos de g
raduação
-
SINAES
(
2011), em relação
aos referidos cursos
. A análise da prestação de
serviços é de fundamental importância para o planejamento das atividades, bem
como a tomada de decisão
relativa à política de desenvolvimento de coleções
em
uma biblioteca
universitária.
Este trabalho visou
o estudo do acervo em bibliotecas
universitárias no que diz respeito à sua adequação em relação aos programas de
ensino descritos nas grades curriculares dos cursos de graduação de Direito e
Pedagogia
.
Os
questionamentos
que nortearam este estudo foram
: O uso do acervo
e da biblioteca está diretamente relacionado com as bibliografias básicas e
complementares indicadas nos programas de ensino? Até que ponto os critérios de
avaliação do MEC/INEP contribuem na relação biblio
teca
–
cursos de graduação?
Partiu
-
se do pressuposto de que quanto maior o equilíbrio do acervo da biblioteca
com as bibliografias relacionadas nos programas de ensino dos cursos, maior será o
uso do acervo.
É de reconhecida importância que o acervo da bib
lioteca universitária
seja continuamente revisto e atualizado para que corresponda às necessidades
informacionais dos universitários representando um suporte para as atividades de
ensino, pesquisa e extensão.
Representa um estudo de caso, cuja técnica de
p
esquisa constitui na comparação das bibliografias básicas e complementares dos
cursos escolhidos pelo critério de maior e menor utilização do acervo, Direito e
Pedagogia, respectivamente, cujo parâmetro baseou
-
se nas estatísticas de uso do
acervo.
Diante d
os resultados obtidos
,
foi possível comprovar a hipótese, pois,
verificou
-
se que o equilíbrio do acervo da biblioteca com as bibliografias
relacionadas nos programas de ensino dos cursos, potencializa o uso e utilização do
acervo e da biblioteca.
Ficou evi
dente a necessidade de maior interação entre
biblioteca e cursos de graduação e a importância
de se implementar uma gestão
participativa,
através do diálogo entre os atores envolvidos na
s
atividade
s fins
da
universidade
:
ensino, pesquisa e extensão
, como f
orma de possibilitar
um ensino
superior de excelência
.
Descrição:
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel e Biblioteconomia. Orientadora: Syrlei Maria Ferreira