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Avaliação da adequação do acervo da Biblioteca Angela Vaz Leão às bibliografias dos cursos de Direito e Pedagogia do UNIFOR-MG

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dc.contributor.author Santos, Gleinio André Leal
dc.date.accessioned 2014-01-21T16:56:39Z
dc.date.available 2014-01-21T16:56:39Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri https://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br/xmlui/handle/123456789/210
dc.description Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel e Biblioteconomia. Orientadora: Syrlei Maria Ferreira pt_BR, en
dc.description.abstract Trabalho de conclusão de curso referente aos critérios de avaliação do MEC/INEP para os cursos de Direito e Pedagogia do UNIFOR - MG, em 2013. Visa avaliar o panorama atual dos programas de ensino das unidades cu rriculares em r elação ao acervo da biblioteca u niversitária Ângela Vaz Leão do Centro Universitário de Formiga - UNIFOR - MG comparando - o com os critérios de avaliação do Ministéri o da Educação e Cultura , descritos no instrumento de ava liação dos cursos de g raduação - SINAES ( 2011), em relação aos referidos cursos . A análise da prestação de serviços é de fundamental importância para o planejamento das atividades, bem como a tomada de decisão relativa à política de desenvolvimento de coleções em uma biblioteca universitária. Este trabalho visou o estudo do acervo em bibliotecas universitárias no que diz respeito à sua adequação em relação aos programas de ensino descritos nas grades curriculares dos cursos de graduação de Direito e Pedagogia . Os questionamentos que nortearam este estudo foram : O uso do acervo e da biblioteca está diretamente relacionado com as bibliografias básicas e complementares indicadas nos programas de ensino? Até que ponto os critérios de avaliação do MEC/INEP contribuem na relação biblio teca – cursos de graduação? Partiu - se do pressuposto de que quanto maior o equilíbrio do acervo da biblioteca com as bibliografias relacionadas nos programas de ensino dos cursos, maior será o uso do acervo. É de reconhecida importância que o acervo da bib lioteca universitária seja continuamente revisto e atualizado para que corresponda às necessidades informacionais dos universitários representando um suporte para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Representa um estudo de caso, cuja técnica de p esquisa constitui na comparação das bibliografias básicas e complementares dos cursos escolhidos pelo critério de maior e menor utilização do acervo, Direito e Pedagogia, respectivamente, cujo parâmetro baseou - se nas estatísticas de uso do acervo. Diante d os resultados obtidos , foi possível comprovar a hipótese, pois, verificou - se que o equilíbrio do acervo da biblioteca com as bibliografias relacionadas nos programas de ensino dos cursos, potencializa o uso e utilização do acervo e da biblioteca. Ficou evi dente a necessidade de maior interação entre biblioteca e cursos de graduação e a importância de se implementar uma gestão participativa, através do diálogo entre os atores envolvidos na s atividade s fins da universidade : ensino, pesquisa e extensão , como f orma de possibilitar um ensino superior de excelência . pt_BR, en
dc.subject Biblioteca universitária(gestão) pt_BR, en
dc.subject Acervo(análise) pt_BR, en
dc.subject SINAES(instrumento de avaliação) pt_BR, en
dc.title Avaliação da adequação do acervo da Biblioteca Angela Vaz Leão às bibliografias dos cursos de Direito e Pedagogia do UNIFOR-MG pt_BR, en


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