Resumo:
Esta pesquisa tem como finalidade em abordar através da aplicação do Teste KTK
(Korperkoordenationtest Fur Kinder), desenvolvido por Kiphard e Schilling (1974) a
coordenação motora de crianças, sendo aplicado em crianças de sete anos de uma
escola e de um projeto da cidade de Piumhi-MG. Este estudo tem como objetivo
identificar se crianças que praticam atividade física além do ambiente escolar tem
uma melhor coordenação motora do que crianças que praticam atividade física
somente nas aulas da educação física. O teste foi aplicado em uma amostra de 16
alunos sendo 8 do projeto e 8 da escola, havendo quatro tipos diferentes de testes,
equilíbrio sobre a trave, (retrocedendo), saltos monopedais, saltos laterais (para um
lado e para o outro) e transferência sobre plataformas. Através dos resultados
obtidos nas aplicações dos testes, pode-se perceber que os alunos que fazem o
projeto, apresentam um resultado melhor do que as crianças da escola.
Descrição:
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Educação Física. Orientadora: Luciane Alves Gianasi.