Abstract:
O pavimento é composto de camadas, sendo elas: camada de fundação, camadas da estrutura do pavimento e a camada final chamada revestimento, destinada a receber o tráfego. O principal tipo de pavimento feito nas rodovias do Brasil é o pavimento flexível, constituído por um revestimento betuminoso. O concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) é o revestimento flexível mais utilizado em obras de pavimentação no mundo todo. Com a evolução das misturas asfálticas, surgiu a inserção de borracha de pneus moídos no CBUQ, denominado asfalto ecológico, uma evolução de pavimentos nobres e resistentes, devido a um bom planejamento e excelente projeto. Não só o asfalto ecológico, como também o pavimento permeável e sustentável é uma evolução asfáltica no Brasil, pois este está relacionado a uma grande permeabilidade e índice de vazios no seu pavimento, resultando na drenagem das águas caídas sobre ele que é escoado rapidamente para o aquífero. O presente trabalho foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica que descreve o revestimento asfáltico, tipos e propriedades, o qual irá caracterizar além das citadas acima, técnicas como: Microrevestimento asfáltico, Tratamentos Superficiais, Camada Porosa de Atrito, Lama Asfáltica.