Resumo:
As Instituições de Ensino Superior prestam um admirável serviço à sociedade que tem o interesse de estudar. Porém, para garantir que todos estejam satisfeitos com o ensino desenvolvido e tenham o interesse de se fidelizar a instituição, deve-se investir na qualidade de relacionamento com seus clientes/alunos e assim aumentar o número de estudantes e diminuir a quantidade de evasões. O objetivo deste trabalho é determinar, portanto, a relação existente entre a qualidade do relacionamento e as evasões dos alunos das Instituições de Ensino Superior, evidenciando a importância de obter a fidelidade e lealdade dos estudantes. Para isso, muniu-se de um questionário aplicado a todos os cursos da Instituição tomada como caso, e de uma entrevista feita à Secretária Acadêmica da organização. Concluiu-se que os problemas financeiros, distância e precipitação dos alunos na escolha dos cursos são os fatores determinantes da evasão atualmente, significando que o relacionamento pode até auxiliar na saída dos alunos em diversos pontos (falhas de comunicação, suporte, prontidão e valorização, por exemplo), mas não é o principal elemento causador atualmente. A realização deste tipo de estudo é essencial para diminuir falhas e alcançar a satisfação total dos clientes do setor educacional, minimizando as perdas das escolas e alcançando o êxito.
Descrição:
Monografia apresentada ao Centro Universitário de Formiga – UNIFOR-MG, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Profa. Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira.