Abstract:
Esse trabalho aborda a otimização do roteamento de veículos como ferramenta para a redução dos custos de transportes na logística de distribuição, mais precisamente com a utilização do Problema de Roteamento de Veículos Capacitados (PRVC). O PRVC busca o atendimento à todas as demandas de clientes de forma que a capacidade dos veículos disponíveis não seja excedida e que o somatório das distâncias percorridas por todos os veículos seja o menor possível. Para a aplicação do modelo matemático e demonstração de resultados utilizou-se de dados presentes em instância disponível na literatura e da criação de um cenário hipotético baseado em municípios da região de Formiga-MG. Os dados destes dois cenários foram implementados em uma interface de resolução de problemas de Programação Linear denominada GUSEK. O trabalho contribui para a introdução ao estudo científico referente a roteirização de veículos, já que a partir de sua utilização há a redução de custos e menores tempos de resposta aos clientes. Os resultados obtidos comprovaram a potencialidade da roteirização de veículos. Ao término do trabalho pôde-se perceber a viabilidade da aplicação de métodos de roteirização, considerando a grande representatividade do modal rodoviário na matriz de transporte brasileira e os benefícios percebidos pela sua utilização.
Description:
Monografia apresentada ao Centro Universitário de Formiga – UNIFOR-MG, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Produção. Orientador: Prof. José Antônio Moreira de Rezende.