Resumo:
O valor do sistema rodoviário brasileiro é inquestionável, uma vez que se percebe o aumento em relação ao número de viagens e volume de cargas transportadas pelo país. A logística de escoamento da produção depende, diretamente, da malha rodoviária, sendo que sua qualidade influencia no preço do frete e, consequentemente, no custo final da produção, além de ser responsável pela avaliação positiva ou negativa de um segmento rodoviário. Dentre desse contexto, este trabalho procurou analisar a avaliação estrutural de uma rodovia utilizando o equipamento Falling Weight Deflectometer, descrevendo como foi feita a avaliação, o cálculo da nota da deflexão e a demonstração dos resultados obtidos. A metodologia adotada retratou a estrutura do pavimento, a avaliação estrutural do pavimento, os métodos de avaliação estrutural, os equipamentos utilizados e as técnicas de restauração para pavimentos asfálticos com problemas estruturais. Com os dados das deflexões levantados em campo, foi possível calcular as notas dos segmentos homogêneo nos anos de 2013 e 2014 e fazer um comparativo das notas, avaliando se houve melhoria estrutural do pavimento de um ano para o outro, e as razões dessa melhoria. Os resultados obtidos com a pesquisa permitiram concluir que quanto maior for a recuperação de um segmento, melhor será sua avaliação.
Descrição:
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil.
Orientador: Paulo José Silva