Abstract:
Entender o comportamento do consumidor é imprescindível para criar estratégias de vendas, de acordo com o padrão de consumo. Quando se conhece o cliente, é possível alinhar o produto de acordo com suas expectativas, impactando nos resultados, tanto para a empresa, que vende mais, como para os clientes, que se sentem mais realizados com suas aquisições. Desta forma, o objetivo dessa pesquisa foi verificar o perfil dos consumidores de aparelhos celulares, bem como, os fatores que interferem no seu padrão de consumo. Para esse fim, foram realizadas uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa quantitativa. Para a coleta de dados foram aplicados 138 questionários aos discentes dos cursos de Administração e Ciência da Computação. Os resultados obtidos demonstraram que o celular, a cada dia, participa mais da vida dos usuários. Estando presente na vida de, quase, (100%) dos entrevistados. Os recursos tecnológicos presentes no celular foram considerados necessários. Os entrevistados identificaram alguns atributos que interferem, consideravelmente, no seu padrão de consumo, como: qualidade, preço, memória e processador. O aparelho celular é, hoje, responsável por grande parte da conexão via internet, sendo que esse recurso começa a ser utilizado no meio pedagógico. A utilização do celular e das tecnologias por ele disponibilizadas depende do nível social e grau de instrução. Assim, quanto mais elevado for o nível social e quanto maior for o grau de instrução, maior será essa relação.