Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo conhecer o processo de concessão de crédito no varejo de vestuário, estudando 22 lojas na cidade de São Roque de Minas, Minas Gerais. Quanto à metodologia, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Investigou-se a política de crédito dessas empresas quanto aos seus elementos: padrões de crédito, prazo de concessão, desconto financeiro e política de cobrança; os modelos teóricos para análise de crédito e sua aplicação: cinco C’s do crédito, o Credit Scoring e o Behavior Scoring; além dos possíveis riscos de crédito, com ênfase na inadimplência. Evidenciaram-se as formas de pagamento disponibilizadas, os documentos e critérios para venda a prazo e a inadimplência. Ressalta-se a importância de uma política de crédito eficiente, pois ela oferece um diferencial competitivo e uma ferramenta para otimização do lucro, mas que quando gerida de forma superficial pode comprometer seu capital de giro e consequentemente seu ciclo financeiro. Por fim, conclui-se a relevância que os varejistas devem designar a esse processo de venda a prazo para não incentivarem riscos quanto à inadimplência.