Abstract:
Este trabalho apresenta percepções dos clientes em relação às marcas de telefonia móvel, Claro, Oi, Tim e Vivo comparado com as características da população estudada. De modo geral as marcas possuem seu objetivo, visão, significado o que esta sendo estudado, esse conjunto que fazem com que os consumidores tenham percepções de tudo que já se viu e cria uma imagem da marca em sua mente trazendo elementos que representam para eles o significado de cada uma, alterando em seu comportamento na decisão de compra. Nesse sentido comparado com características dos consumidores, idade, sexo, renda dentre outros sofrem alterações nessas percepções, nem todas são percebidas pelos clientes, entretanto todas tem seu sentido de comunicação que engloba as marcas gerando assim uma semelhança entre elas, mais cada uma possui seu diferencial para sobressair na mercado atingindo seu público alvo. A marca é o que leva o nome da empresa é o bem mais valioso dentro de uma organização, através dela que pode ter comparações com as demais do mesmo segmento ou não, ela precisa ser planejada, forte para todos os fatores que possam influenciar em seu nome ou em qualquer outra relação com a marca. Com isso, toda organização precisa ter sua marca passando uma imagem concisa com seu significado, como confiança, credibilidade, obtendo vantagens, e criando vínculos entre o cliente e a marca.