Abstract:
O comportamento de compra dos clientes independentemente do setor que se analisa permite verificar que se trata de algo mutável, que se adapta facilmente a novas situações ou oportunidades. Neste contexto, o objetivo do presente estudo foi identificar os fatores que influenciaram o comportamento dos clientes na compra de produtos de uma empresa do setor alimentício da cidade de Formiga-MG. Para tanto, foi realizada uma pesquisa em literaturas referentes ao tema onde procurou-se demonstrar os diversos fatores que podem exercer influência no momento da compra, variando, assim, o comportamento dos consumidores. A metodologia utilizada contou com a aplicação de um questionário para 150 dos clientes e, o resultado demonstrou que apesar da empresa possuir um bom retorno de seus clientes, estes sofrem influências externas que podem leva-los a realizar suas compras em outros locais. Assim, é necessário que a empresa invista em um plano de marketing voltado para a atração e retenção de clientes e promova uma divulgação maciça da empresa a fim de apresenta-la à população em geral por meio de campanhas realizadas nos meios de comunicação locais. Ao final concluiu-se que fatores como filhos, proximidade da empresa às residências, preço, qualidade e atendimento são considerados pré-requisitos básicos que influenciam o comportamento de compra dos clientes.