Abstract:
A aplicação do Endomarketing e da Comunicação interna com excelência é de extrema importância no dia a dia das empresas, juntos conseguem estimular uma das partes mais importantes de qualquer empreendimento, as pessoas. Observam o comportamento, o perfil de cada funcionário, analisam suas necessidades e desejos, realizam estratégias de interação entre colaboradores e faz com que todos sejam aptos para realização de seus trabalhos e se sintam seguros e motivados, fazendo com que tanto a empresa e o colaborador se beneficiem. O presente trabalho buscou estudar a aplicabilidade dessas estratégias em uma empresa de construção e manutenção de rede na cidade de Formiga – MG, que vem passando por uma deficiência nestas questões. A metodologia utilizada foi um estudo realizado com os colaboradores da empresa, através de questionários quantitativos e qualitativos. Após o estudo observou-se que, a empresa precisa inovar seus meios de comunicação para melhorar satisfazer seu funcionário, melhorar suas estratégias de comunicação interna com seus colaboradores, e, ainda que o principal motivo da insatisfação e desmotivação destes são falhas na comunicação interna dentro da empresa. É possível perceber uma grande necessidade de uma melhor aplicação do Endomarketing e da melhoria na comunicação interna entre empregador e empregado, fazendo assim com que a imagem interna e a imagem externa da empresa mudem, fazendo com que todos colaboradores se sintam felizes e satisfeitos com a empresa em que trabalham.