Resumo:
O presente estudo visou conceituar o marketing social, identificar estratégias de marketing social utilizadas por uma associação de combate ao câncer do Centro Oeste de Minas Gerais, sugerir também estratégias de marketing, afim de incentivar pessoas físicas e jurídicas a contribuir com a associação, de forma financeira ou em trabalho voluntário. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e quali-quantitativa, para obter as informações necessárias para a construção desse trabalho. A amostra selecionada para o trabalho foi constituída de pessoas físicas e jurídicas, que totalizaram 100 pessoas físicas e 50 pessoas jurídicas. O marketing social tem grande importância na atualidade, e traz vários benefícios para quem adquire hábitos socialmente responsáveis, devendo ser, esses benefícios de conhecimento de todos os interessados. O trabalho realizado pela associação, objeto desse estudo, é de extrema seriedade e necessita da ajuda de terceiros para manter seu funcionamento, devendo adotar algumas estratégias, de forma a torna-se mais conhecida no meio social, e que possam convencer o público à ajudar, mesmo que com um valor mínimo, ou trabalho voluntário, gerando maior aceitação e interesse, por meio do marketing social. Os resultados obtidos identificaram que as pessoas e empresas não contribuem com a associação, por falta de conhecimento do trabalho que ela realiza, e por ausência de campanhas que comovam. Concluiu-se que a associação em questão, deve adotar algumas estratégias de marketing social, afim de chamar a atenção do público desejado, começando com a criação interna de um departamento especializado em marketing.