Abstract:
O presente estudo buscou identificar as estratégias de marketing utilizadas em períodos de crise econômica em uma empresa do agronegócio brasileiro, propondo ações estratégicas que possam auxiliar o marketing em períodos de recessão. A empresa localizada na cidade de Piumhi-MG, caracteriza-se por obter um grande número de clientes fidelizados. A abordagem metodológica foi um estudo de caso de natureza exploratória. A amostra pro balística definida para a pesquisa quantitativa foi de 153 questionários, tendo como público alvo os clientes da empresa, para a pesquisa qualitativa, foram feita entrevistas com o gerente de assistência técnica e dois sócios-proprietários. Com a interpretação e tabulação dos dados, identificou-se o perfil socioeconômico dos clientes e dirigentes, bem como suas opiniões quanto em como a crise econômica afetou o agronegócio e as estratégias de marketing adotadas pela empresa neste período. Conclui-se que a implementação das estratégias de marketing propostas deve ser realizada pelo setor responsável, e que atue de maneira a trazer a totalidade da empresa com o cliente, mostrando ao mesmo a importância dele para a organização do agronegócio brasileiro.