Abstract:
A alta competitividade entre as empresas e a atual realidade macroeconômica desafiam, cada vez mais, a elaboração de novas estratégias para se manter neste cenário. Com o grande poder de influência das pessoas nas relações mercadológicas, surge o Marketing 3.0, um poderoso instrumento centrado no ser humano. Diante disso, o presente estudo teve como principal objetivo verificar e quantificar como os clientes de um supermercado do município de Formiga-MG percebem as estratégias de Marketing 3.0 empreendidas por ele. A metodologia contou com questionário semiestruturado e estruturado, um aplicado aos gestores, mediante uma única amostra e o outro, aplicado junto aos clientes. O processo de elaboração da pesquisa com os consumidores ocorreu por meio da amostragem probabilística do tipo sistemática, com a seleção da amostra realizada no próprio cenário operacional do supermercado. Os principais resultados mostraram que 73,68% das estratégias de marketing utilizadas pelo supermercado se enquadram no universo do Marketing 3.0 e que 57,14% dessas estratégias são percebidas pelos clientes