Resumo:
A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) foi aprovada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2001, com o objetivo de padronizar e universalizar uma única linguagem nos aspectos relacionados à saúde. Porém, o Brasil está atrasado quanto ao uso desse instrumento nos estudos e por isso merece uma análise criteriosa na formação desses profissionais da área da saúde sobre a utilização da CIF. O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento dos acadêmicos do curso de Fisioterapia de um Centro Universitário do Centro Oeste Mineiro sobre a CIF, por meio de um formulário de perguntas, através de um estudo observacional transversal qualiquantitativo A amostra foi composta por 116 alunos do curso de graduação em Fisioterapia, destes 96 do sexo feminino e 20 do sexo masculino. A faixa etária foi homogênea entre ambos os sexos, correspondendo 21,33 ± 1,84 anos do sexo feminino e 21,86 ± 1,72 do sexo masculino. Quanto ao estado civil, apenas cinco acadêmicos são casados. Ao analisar a ocupação, 4,3% da amostra concilia os estudos ao trabalho, essa mesma porcentagem representa os acadêmicos naturalizados na mesma cidade da instituição da pesquisa. Ao se comparar os resultados finais do formulário, revelou-se um crescente aumento de acertos, apresentando um maior índice de acerto no décimo período e um menor índice de acertos na sala do segundo período. Ao final deste estudo foi possível verificar um baixo conhecimento dessa população sobre a CIF, percebendo então a necessidade de mudanças no processo de formação destes graduandos.