Resumo:
Este estudo tem por objetivo analisar como o planejamento de marketing turístico está sendo aplicado em uma agência de turismo localizada na cidade de Lagoa da Prata/MG para aumentar a eficácia das vendas e propor ações estratégias de marketing aplicadas no setor de agências de turismo. A natureza do estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, procurando determinar na literatura o contexto histórico presente neste estudo, e exploratória que levantou possíveis soluções para o problema na agência de viagens. Para a coleta de dados foram aplicados 80 questionários aos clientes que tiveram o contrato fechado na agência no período de janeiro a abril de 2016 e realizado uma entrevista ao gestor da empresa, a fim de que obtenha conhecimento a respeito de determinado assunto. Os resultados apontam que a agência estudada utiliza estratégias de marketing mensuradas, bem como redes sociais, carro de som, outdoors, vitrines atualizadas, panfletagens, entre outros. Conclui-se que, para o aumento das vendas dos serviços turístico é necessário que se tenha todo um planejamento da viagem e assim utilizar das estratégias de marketing adotadas pela empresa para aumentar a eficácia das vendas dos serviços turístico.
Descrição:
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Marketing. Orientadora: Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira