Abstract:
A internet, atualmente, é, sem dúvida, o meio de comunicação mais cativante e inovador, que possibilita maior interatividade e contato social amplo e irrestrito. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a influência da internet no comportamento de compra do público adolescente em uma escola de ensino particular em Formiga-MG, com os seguintes objetivos específicos: apresentar o perfil do público adolescente de uma escola particular, obter resposta sobre a influência da internet no comportamento de compra do adolescente e desenvolver uma campanha para seu uso consciente. A metodologia aplicada conta com uma população de 215 alunos do Ensino Médio e do Ensono Fundamental de uma escola particular da cidade de Formiga-MG, de ambos os sexos, com idade média de 9 a 16 anos. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, a fim de apresentar os conceitos básicos da influência no comportamento de compra dos adolescentes, e de uma pesquisa de campo quantitativa com um tema complexo de resultado interessante e relevante. Pode-se observar, por meio dos resultados, que a maior parte dos alunos entrevistados faz compras on-line; apesar de não terem autonomia econômica, os adolescentes são influenciadores no consumo familiar e se disseram satisfeitos com suas compras pela internet. É nesse panorama sem fronteiras que está inserido o profissional de marketing que deve estar atento aos gostos e prazeres desses jovens consumidores, para que possam maximizar seus desejos. Por outro lado, constata-se que os responsáveis por esses adolescentes não estão atentos ao tempo médio diário que permanecem conectados e tão pouco ao conteúdo acessado. Educadores, pais e os próprios interessados devem ficar atentos quanto à influência que a internet exerce na vida desses adolescentes, pois estão expostos a uma relação muitas vezes danosa à sua formação moral.
Description:
Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Marketing) pelo Centro Universitário de Formiga-UNIFOR, Formiga-MG, 2017. Orientador: Prof. Me. Isaac D’Leon de Almeida