Abstract:
Seis sigma tem em sua filosofia encontrar e tratar as causas que tornam os processos insuficientes, possibilitando o melhor aproveitamento dos recurso com o menor desperdício possível. O presente trabalho teve como objetivo analisar o indicador de devolução e a capabilidade do processo de entrega de uma revenda distribuidora de bebidas e propor melhorias, para isso usou-se como ferramenta de análise o método DMAIC. A empresa está localizada na cidade de Lagoa da Prata/MG. À análise foi embasada na metodologia. Os dados analisado foram referentes ao ano de 2015, onde o índice de devolução foi de 3,47% e os valores incorridos dos custos com as devoluções foram de aproximadamente 67 mil reais. Com o uso do método foi possível identificar as poucas causas vitais que impactavam diretamente no processo e causavam a sua insuficiência. O trabalho contou com a colaboração de alguns funcionários da empresa, que através de pesquisas fundamentas no método, elucidaram os problemas e direcionou o trabalho para as poucas causas vitais do processo. Após as etapas de analise foram propostas as melhorias. Contudo, seguidas as propostas, a redução poderá chegar a aproximadamente 70%, aumentando a capabilidade do processo de entrega e reduzindo significativamente o índice de devolução de pedido.