dc.contributor.author |
Moura, Leandro Aparecido de |
|
dc.contributor.mbanca |
Silva, Elifas Levi da |
|
dc.contributor.mbanca |
Moreira, Bruno Martins |
|
dc.contributor.orientador |
Silva, Elifas Levi da |
|
dc.date.accessioned |
2017-10-23T22:43:05Z |
|
dc.date.available |
2017-10-23T22:43:05Z |
|
dc.date.defesa |
2016-11-21 |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/482 |
|
dc.description |
TCC (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Formiga, 2016. Orientador: Elifas Levi da Silva. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Seis sigma tem em sua filosofia encontrar e tratar as causas que tornam os processos insuficientes, possibilitando o melhor aproveitamento dos recurso com o menor desperdício possível. O presente trabalho teve como objetivo analisar o indicador de devolução e a capabilidade do processo de entrega de uma revenda distribuidora de bebidas e propor melhorias, para isso usou-se como ferramenta de análise o método DMAIC. A empresa está localizada na cidade de Lagoa da Prata/MG. À análise foi embasada na metodologia. Os dados analisado foram referentes ao ano de 2015, onde o índice de devolução foi de 3,47% e os valores incorridos dos custos com as devoluções foram de aproximadamente 67 mil reais. Com o uso do método foi possível identificar as poucas causas vitais que impactavam diretamente no processo e causavam a sua insuficiência. O trabalho contou com a colaboração de alguns funcionários da empresa, que através de pesquisas fundamentas no método, elucidaram os problemas e direcionou o trabalho para as poucas causas vitais do processo. Após as etapas de analise foram propostas as melhorias. Contudo, seguidas as propostas, a redução poderá chegar a aproximadamente 70%, aumentando a capabilidade do processo de entrega e reduzindo significativamente o índice de devolução de pedido. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Administração da produção |
pt_BR |
dc.subject |
Administração de serviços |
pt_BR |
dc.title |
Aplicação da metodologia seis sigma para a redução do índice de devolução de produtos em uma distribuidora de bebidas |
pt_BR |
dc.type |
Working Paper |
pt_BR |