Abstract:
Conforme as mudanças na sociedade aconteceram ao longo dos anos, o setor varejista de vestuário foi modificado. Tendo vista suprir as demandas da sociedade, assim como as tendências e características do mercado. Para se manterem competitivos no mercado as empresas buscam maneiras de se tornarem mais eficientes. Visando suprir esses anseios, modificações no leiaute mostra se como uma das alternativas de maior relevância para se alavancar a produtividade de um estabelecimento, dado que é capaz de melhorar desde a satisfação dos usuários reduzir o desperdício em tempo, esforço físico e até aumentar as vendas. Por isso o leiaute toma seu lugar como foco do estudo a seguir, no qual foi elaborado um novo leiaute para uma loja de confecções assim como a redistribuição das atividades do caixa, utilizando como bases para a tomada de decisões o método de Guerchet, o método SLP, a análise da distribuição do portfólio, diagrama de relacionamento além do auxílio do software SKETCHUP que permite a visualização do arranjo físico em 3D. Através desse trabalho constatou-se que o novo leiaute tem como vantagens principais: a menor distância entre setores com alto grau de inter-relacionamento, a melhoria na circulação e no conforto dos usuários do estabelecimento, e em relação ao caixa a redução da movimentação e desgaste dos usuários e também o aumento do ganho em conforto dos mesmos.