Resumo:
Estudo de caso sobre a contação de histórias para alunos com necessidades
educacionais especiais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)
de Capitólio-MG, no período de abril a outubro de 2008. Visa analisar a aplicação de
técnicas de leitura como função terapêutica utilizando-se de programa biblioterápico.
Verifica que a leitura tem sido utilizada com sucesso como auxiliar da psicologia
para resolver conflitos e enfrentar problemas de ordem emocional, social, mental e
educacional. Estimula com as histórias o público-alvo a liberar seu imaginário e
transformar emoções negativas e liberar sentimentos positivos. Através da contação
de histórias, os alunos poderão descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos
de agir e de ser. E, ouvindo-as, poderão sentir emoções importantes como a tristeza,
a raiva, a irritação, o medo, a alegria, o pavor, a insegurança e tantas outras mais e
viver profundamente tudo isso. Apresenta os resultados positivos atingidos pelo
trabalho desenvolvido. Conclui, que trabalhar com o imaginário infantil requer prazer,
alegria e dedicação de um profissional habilitado e capacitado ao trabalho literário e
biblioterápico.
Descrição:
Trabalho de Conclusão de Curso
apresentado ao Centro Universitário de Formiga -UNIFOR-MG, como requisito parcial para obtenção
do título de Bacharel em Biblioteconomia.
Orientadora: Profa. Especialista Tânia de Fátima
Gontijo Fonseca.