Resumo:
O presente trabalho aborda a qualidade do ensino das mais diversas estruturas nas faculdades de arquitetura e como isso interfere diretamente no comportamento e desenvoltura do arquiteto. Com o objetivo de atenuar o impacto da passagem da vida estudantil para a vida profissional, são apresentados conceitos que norteiam e buscam valorizar cada vez mais o profissional da arquitetura e sua atuação no mercado de trabalho. O trabalho foi cometido em artigos, livros e publicações em revistas de consagrados arquitetos e colaboradores da construção civil, como Yopanan Conrado Pereira Rebello e Kenneth Frampton, além do embasamento em normas e leis federais e municipais que estabelecem diretrizes para conceber uma edificação. Este trabalho de conclusão de curso possibilita o entendimento dos graduandos e professores de arquitetura, no âmbito do ensino de estruturas, da importância do conhecimento empírico, seja ele adquirido por meio de atividades em laboratórios, em canteiros experimentais ou visitas periódicas as obras do município e região. Portanto, o trabalho visa contribuir com a formação do arquiteto de modo que o mesmo seja capaz de compatibilizar os projetos arquitetônicos com o projeto estrutural e, consequentemente, diminuir os problemas como o retrabalho e o desperdício dos materiais de construção na fase de execução das edificações idealizadas.