Abstract:
É visível que no atual cenário mundial tanto a indústria quanto o comércio possuem a necessidade de buscar continuamente novas estratégias para assegurar a rentabilidade a médio e longo prazo. As instituições bancárias também estão nessa intensa disputa de lucro, mercado, clientes e a fidelização dos mesmos e é por este motivo e seguindo as tendências mundiais de mercado que atualmente a maioria das instituições oferecem os cartões como um de seus produtos, uma vez que além de muito utilizados pela população mundial eles são mais rentáveis para a instituição do que muitos outros produtos. O cartão transformou o modo como as pessoas se comportam no mercado financeiro e fazem suas transações sem levar nenhum dinheiro no bolso. O presente trabalho tem como objetivo analisar a carteira de vendas do cartão de crédito local de uma instituição financeira e criar estratégias para alavancar as vendas e sanar problemas. Para a concretização deste objetivo foram utilizadas ferramentas de qualidade, filtros e mineração de dados Todos os processos mencionados e dados gerados ao longo deste trabalho são para auxiliar na elaboração de estratégias mais assertivas que visam alavancar a carteira de clientes, aumentar o volume de vendas, e fidelizar os seus clientes.