Abstract:
Hoje, o mercado imobiliário é um ramo no qual se movimenta muito a economia do país. Diante disto, este estudo manteve o foco em compreender o mercado imobiliário na cidade de Formiga-MG, analisando o comportamento do consumidor em relação aos corretores de imóveis de determinadas imobiliárias. Buscou-se identificar as necessidades e influencias que fazem a tomada de decisão dos possíveis clientes da mesma. No marco teórico do trabalho aprofundou-se em pesquisa bibliográfica, onde determinados autores expõem suas opiniões. A amostra deste trabalho foi constituída por meio de uma pesquisa quantitativa, onde averiguou-se na cidade de Formiga-MG informações relevantes através de um questionário estruturado, contendo 161 entrevistados. Com tudo foi possível compreender as necessidades e desejos dos clientes, além da satisfação com o atendimento prestado. Diante dos resultados adquiridos, obtiveram-se muitas informações valiosas para melhorar o atendimento das imobiliárias e corretores da cidade mencionada. Conclui-se que o meio mais utilizado pelos clientes para procurar um determinado imóvel é o meio digital. Em seguida, após analisados estes resultados, foram elaboradas algumas estratégias de marketing, as quais poderão ser utilizadas no dia a dia, valorizando a imagem do corretor e aperfeiçoando o atendimento, criando novas estratégias para a capitalização e fidelização do público alvo, utilizando determinadas ferramentas de marketing.