Resumo:
Em momentos de crise econômica, o estudo sobre o comportamento do consumidor torna-se primordial para a sobrevivência das organizações, uma vez que fatores sociais, culturais, pessoais e econômicos influenciam sistematicamente nesse comportamento. Dessa maneira, ao buscar conhecer os fatores determinantes para a decisão de compra, torna-se possível o estabelecimento de estratégias capazes de propiciar às organizações o alinhamento de suas metas às necessidades de seu público-alvo, objetivando obter melhores resultados em situações adversas economicamente. Sob essa ótica, este estudo buscou conhecer o comportamento do consumidor de uma empresa que atua no setor de materiais elétricos e hidráulicos, no intuito de estabelecer um direcionamento das ações e alavancar o consumo no mercado. Para alcançar os objetivos estabelecidos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, seguida por um estudo descritivo. Para a coleta dos dados foram aplicados 150 questionários direcionados aos clientes de uma empresa que atua no setor de revenda de material elétrico e hidráulico, localizada no município de Formiga, região Centro-Oeste de Minas. Posteriormente, foi desenvolvida uma entrevista na qual se procurou conhecer a percepção do gestor da referida empresa. Os resultados encontrados demonstraram que os consumidores, além de manterem seu foco em questões voltadas para a qualidade e o preço dos produtos, têm atentado para aspectos considerados intangíveis como o atendimento e a cortesia, que representam fontes relevantes para a promoção de sua satisfação. Observou-se, também, a coerência entre as estratégias adotadas pelo gestor de empresa e os interesses dos respondentes apontados nesta pesquisa.