DSpace Repository

A psicomotricidade na educação infantil

Show simple item record

dc.contributor.author Faria, Nádia Rodrigues de
dc.contributor.mbanca Lopes, Maria Francisca de Souza
dc.contributor.mbanca Souza, João Marcos Cardoso de
dc.contributor.mbanca Silva, Neiva Maria Rodrigues
dc.contributor.orientador Lopes, Maria Francisca de Souza
dc.date.accessioned 2019-01-23T13:44:08Z
dc.date.available 2019-01-23T13:44:08Z
dc.date.defesa 2018-11-07
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/675
dc.description TCC (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Formiga, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A Psicomotricidade é uma ciência que deve ser reconhecida e valorizada no desenvolvimento global do indivíduo em todas suas fases. Este estudo, de natureza descritiva, foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica que tem como objetivo: compreender a importância do trabalho psicomotor na Educação Infantil; apontar as principais atividades e ações psicomotoras a serem trabalhadas nessa modalidade de ensino. As contribuições teóricas para esta elaboração partiram dos seguintes autores: John C. Ozmun e David L. Gallahue, Jean Le Bouch, Ricardo Martins Porto Lussac, Luciano Osmar Menezes, L. Staes e A. de Meur, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. A sistematização da pesquisa possibilitou constatar, partindo de concepções de vários autores, que a educação psicomotora só terá êxito se introduzida desde a mais tenra idade, facilitando no processo de ensino e aprendizagem. Por fim, verifica-se que para uma atuação eficiente por parte do educador, sua formação e seu conhecimento nessa área são aspectos significativos na formação integral dos alunos. A psicomotricidade está diretamente ligada ao desenvolvimento global da criança e antes de aprender matemática, história, português, os ensinamentos formais, o corpo precisa estar organizado, com todos os elementos psicomotores estruturados. Por isso, o tema deve estar em pauta nas discussões do cenário educacional, pois somente a reflexão possibilitará aos educadores o entendimento sobre essa ciência e explorá-la da melhor forma possível. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Psicomotricidade pt_BR
dc.title A psicomotricidade na educação infantil pt_BR
dc.type Working Paper pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account