Abstract:
A Psicomotricidade é uma ciência que deve ser reconhecida e valorizada no desenvolvimento global do indivíduo em todas suas fases. Este estudo, de natureza descritiva, foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica que tem como objetivo: compreender a importância do trabalho psicomotor na Educação Infantil; apontar as principais atividades e ações psicomotoras a serem trabalhadas nessa modalidade de ensino. As contribuições teóricas para esta elaboração partiram dos seguintes autores: John C. Ozmun e David L. Gallahue, Jean Le Bouch, Ricardo Martins Porto Lussac, Luciano Osmar Menezes, L. Staes e A. de Meur, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. A sistematização da pesquisa possibilitou constatar, partindo de concepções de vários autores, que a educação psicomotora só terá êxito se introduzida desde a mais tenra idade, facilitando no processo de ensino e aprendizagem. Por fim, verifica-se que para uma atuação eficiente por parte do educador, sua formação e seu conhecimento nessa área são aspectos significativos na formação integral dos alunos. A psicomotricidade está diretamente ligada ao desenvolvimento global da criança e antes de aprender matemática, história, português, os ensinamentos formais, o corpo precisa estar organizado, com todos os elementos psicomotores estruturados. Por isso, o tema deve estar em pauta nas discussões do cenário educacional, pois somente a reflexão possibilitará aos educadores o entendimento sobre essa ciência e explorá-la da melhor forma possível.