DSpace Repository

A dislexia e suas singularidades: vencendo obstáculos

Show simple item record

dc.contributor.author Silva, Regina Aparecida da
dc.contributor.mbanca Vilela, Celma Alves Fonseca
dc.contributor.mbanca Silva, Neiva Maria Rodrigues
dc.contributor.mbanca Zorkot, Laila
dc.contributor.orientador Vilela, Celma Alves Fonseca
dc.date.accessioned 2019-01-23T13:51:50Z
dc.date.available 2019-01-23T13:51:50Z
dc.date.defesa 2017-11-09
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br:21074/xmlui/handle/123456789/676
dc.description TCC (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário de Formiga, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A dislexia é um distúrbio de aprendizagem que atinge, especificamente, o desenvolvimento da leitura e da escrita. Atualmente, alcança um percentual em torno de 15% dos estudantes, gerando déficits de aprendizagem significativos, merecendo, portanto, muita atenção, tanto por parte dos pais quanto dos educadores. Nesse contexto, este estudo apresenta como tema a dislexia e objetiva verificar se uma criança com dislexia consegue aprender a ler e a escrever, estando matriculada em uma escola regular. Utiliza como metodologia a revisão bibliográfica, apoiada, principalmente, nas ideias de autores como Ianhez e Nico (2002), Santos (1987), Frank, Livingston e Kassener (2003), Muszkat e Rizzutti (2012), Shaywitz (2006), dentre outros. O trabalho procura pontuar quais são os métodos de ensino adequados que o professor deve usar para alfabetizar uma criança com dislexia. Por meio desta pesquisa, torna-se notório que a dislexia é um tema pouco divulgado no cenário educacional e também social – porém, muito real nas instituições escolares – e complexo, que dificulta a aprendizagem da leitura, da escrita e ainda prejudica o desenvolvimento escolar, emocional e social da criança. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Dislexia pt_BR
dc.title A dislexia e suas singularidades: vencendo obstáculos pt_BR
dc.type Working Paper pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account