Resumo:
Trabalho de conclusão de curso referente à satisfação dos usuários da Biblioteca Ângela Vaz Leão do Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG, em 2018. O objetivo precípuo consistiu em verificar se a biblioteca universitária atende com eficiência e eficácia às necessidades dos usuários, investigados. Destaca a importância de realizar estudos de usuários a fim de aprimorar os serviços e produtos, já existentes para se adequarem aos usuários que frequentam a Unidade de Informação (UI). Já que, o intuito das bibliotecas universitárias é proporcionar informações de qualidade. Os Sistemas de Informação almejam possibilitar que a informação disseminada para os usuários seja útil, assim favorecendo nas tomadas de decisões. Ressalta-se a necessidade de compreensão do fluxo de transferência da informação, ou seja, como ela chega até o destino final e por quais caminhos passa. Assim, o questionamento embasador do estudo foi: As bibliotecárias da Biblioteca Ângela Vaz Leão contemplam as pretensões e necessidades dos usuários, diante dos produtos e serviços prestados? Presume-se que as bibliotecárias exerçam um papel de mediadoras no ambiente acadêmico, gerindo, organizando e disseminando a informação relevante às necessidades informacionais apresentadas. O estudo contribui para uma gestão de excelência, dando prioridade à qualidade em que os serviços e produtos da biblioteca universitária são oferecidos aos usuários, assim beneficiando-os em suas consultas e pesquisas acadêmicas. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso holístico, na qual foram analisados 129 (cento e vinte e nove) questionários aplicados à uma amostra de graduandos de diferentes áreas do conhecimento do UNIFOR-MG, considerando-se as diretrizes éticas da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Os resultados obtidos permitiram visualizar a necessidade de realizar estudos de usuários, para que a UI possa atender às expectativas dos usuários reais, bem como atrair os potenciais. Conclui-se que na Biblioteca Ângela Vaz Leão, a informação é organizada e disponibilizada de forma eficiente e eficaz, promovendo a satisfação dos seus usuários. Mas deve melhorar suas estratégias de marketing, porque muitos usuários investigados desconheciam os serviços e produtos que a biblioteca oferece.