DSpace Repository

Estudo de caso: satisfação dos usuários da Biblioteca Angela Vaz Leão do UNIFOR-MG em 2018.

Show simple item record

dc.contributor.author Fonseca, Bruna Palhares
dc.contributor.mbanca Ferreira, Syrlei Maria
dc.contributor.mbanca Torres, Margarita Rodrigues
dc.contributor.mbanca Carvalho, Wanessa Antunes de
dc.contributor.orientador Ferreira, Syrlei Maria
dc.date.accessioned 2019-01-30T19:13:39Z
dc.date.available 2019-01-30T19:13:39Z
dc.date.defesa 2018-11-05
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri https://repositorioinstitucional.uniformg.edu.br/xmlui/handle/123456789/680
dc.description TCC (Graduação em Biblioteconomia) - Centro Universitário de Formiga, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Trabalho de conclusão de curso referente à satisfação dos usuários da Biblioteca Ângela Vaz Leão do Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG, em 2018. O objetivo precípuo consistiu em verificar se a biblioteca universitária atende com eficiência e eficácia às necessidades dos usuários, investigados. Destaca a importância de realizar estudos de usuários a fim de aprimorar os serviços e produtos, já existentes para se adequarem aos usuários que frequentam a Unidade de Informação (UI). Já que, o intuito das bibliotecas universitárias é proporcionar informações de qualidade. Os Sistemas de Informação almejam possibilitar que a informação disseminada para os usuários seja útil, assim favorecendo nas tomadas de decisões. Ressalta-se a necessidade de compreensão do fluxo de transferência da informação, ou seja, como ela chega até o destino final e por quais caminhos passa. Assim, o questionamento embasador do estudo foi: As bibliotecárias da Biblioteca Ângela Vaz Leão contemplam as pretensões e necessidades dos usuários, diante dos produtos e serviços prestados? Presume-se que as bibliotecárias exerçam um papel de mediadoras no ambiente acadêmico, gerindo, organizando e disseminando a informação relevante às necessidades informacionais apresentadas. O estudo contribui para uma gestão de excelência, dando prioridade à qualidade em que os serviços e produtos da biblioteca universitária são oferecidos aos usuários, assim beneficiando-os em suas consultas e pesquisas acadêmicas. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso holístico, na qual foram analisados 129 (cento e vinte e nove) questionários aplicados à uma amostra de graduandos de diferentes áreas do conhecimento do UNIFOR-MG, considerando-se as diretrizes éticas da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Os resultados obtidos permitiram visualizar a necessidade de realizar estudos de usuários, para que a UI possa atender às expectativas dos usuários reais, bem como atrair os potenciais. Conclui-se que na Biblioteca Ângela Vaz Leão, a informação é organizada e disponibilizada de forma eficiente e eficaz, promovendo a satisfação dos seus usuários. Mas deve melhorar suas estratégias de marketing, porque muitos usuários investigados desconheciam os serviços e produtos que a biblioteca oferece. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Estudo de usuários pt_BR
dc.subject Biblioteca universitária pt_BR
dc.subject Usuários de biblioteca-Satisifação pt_BR
dc.title Estudo de caso: satisfação dos usuários da Biblioteca Angela Vaz Leão do UNIFOR-MG em 2018. pt_BR
dc.type Working Paper pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account