Resumo:
Trabalho de conclusão de curso sobre análise de portais de bibliotecas universitárias do estado de Minas Gerais. O objetivo geral deste estudo consistiu em abordar a ética bibliotecária na Sociedade da Informação e do Conhecimento ofertada em portais de dez instituições universitárias do estado de Minas Gerais, selecionadas pelo RUF 2017. Questiona-se neste estudo: será que a prestação de serviços do bibliotecário no ambiente digital é realizada com presteza, responsabilidade social e ética profissional? A responsabilidade social e a ética bibliotecária se refletem na oferta de produtos informacionais e prestação de serviços de qualidade aos usuários de uma unidade de informação. Diante do avanço tecnológico, torna-se necessária a utilização de tecnologia de informação e comunicação para maior agilidade e personalização da informação a ser disseminada aos usuários. O código de ética do bibliotecário descreve as diretrizes norteadoras do exercício profissional embasadas em boas práticas realizadas com qualidade, responsabilidade, empenho e ética. A intenção do atendimento bibliotecário, mesmo sem o questionamento direto aos profissionais, foi possível de ser verificada através da análise da interface e estrutura organizacionais dos portais das bibliotecas universitárias selecionadas para amostra pelo Ranking Universitário Folha de 2017. A biblioteca universitária está integrada à universidade com o propósito de organizar, disseminar e preservar as informações para a construção de novos conhecimentos para os universitários, corpo docente e administrativo, pesquisadores e comunidade em geral. Sua missão está ligada ao tripé acadêmico: ensino, pesquisa e extensão. A fundamentação teórica embasou-se em estudo de Souza (2013) em portais de bibliotecas universitárias das regiões Norte e Nordeste do país. A classificação da pesquisa em relação ao delineamento representa um estudo de múltiplos casos, pelo fato de terem sidos analisados dez portais universitários. Em relação à natureza, classifica-se como uma pesquisa qualitativa, pois analisa de maneira subjetiva o conteúdo e a forma de organização dos sites selecionados como campo de estudo. De modo geral, os setes critérios de análise foram satisfatoriamente contemplados nos portais analisados, embora os serviços ainda estejam em fase inicial de implantação. Conclui-se que, a ética profissional e a responsabilidade social estão presentes no cotidiano do fazer profissional dos bibliotecários, embora os serviços no ambiente digital ainda necessitem de melhorias para maior agilidade e conquista de novos usuários.