Resumo:
Considerado como uma função primordial dentro das organizações, o marketing é dotado de ferramentas e metodologias que possibilitam aos empreendedores identificar seu mercado alvo, avaliar a satisfação de seus clientes, conquistar novos consumidores e mensurar sua capacidade de competir dentro de um mercado específico. Frente à importância do uso do marketing na manutenção das atividades empresariais, este estudo teve como objetivo analisar as ferramentas de marketing utilizadas em uma microempresa de confeitaria com foco na sua fidelização, visando o aumento das vendas e visibilidade na região Centro-Oeste de Minas Gerais. Assim, para a efetivação deste estudo, foi aplicado um questionário a 50 clientes, distribuídos entre consumidores da cidade de Piumhi-MG e alunos de um Centro Universitário. Os resultados encontrados após a aplicação dos questionários indicaram que, apesar da maioria dos entrevistados considerarem-se satisfeitos com os produtos da confeitaria, o atendimento prestado, os preços praticados e a variedade de produtos, verificou-se que, a confeitaria por sua vez, não faz uso das ferramentas de marketing, para ampliar seu negócio. Desta forma, sugeriu-se que a empresa adote estratégias formais de marketing tendo como objetivo ampliar seus negócios e formalizar as ferramentas adotadas para captar novos clientes e fidelizar aqueles que já consomem seus produtos.