Resumo:
A conscientização em relação ao desenvolvimento sustentável tem se tornado cada vez mais importante, assim, a utilização de materiais que normalmente seriam descartados na natureza é uma das maneiras mais conscientes de preservação ambiental, além de, na maioria das vezes serem muito eficazes, trazendo resultados favoráveis e mais uma alternativa para o setor da construção civil. Desta maneira, o objetivo desse trabalho é verificar a viabilidade técnica da substituição parcial, do agregado miúdo por resíduos de borracha de pneus na fabricação de concreto, visando a verificação de sua consistência, trabalhabilidade, massa específica e resistência mecânica à compressão aos 28 dias. Para os ensaios, foram confeccionados corpos cilíndricos com 0%, 5%, 15% e 25% de resíduos de borracha de pneus, que depois de 28 dias foram rompidos e comparados os valores obtidos no ensaio, com os valores obtidos no concreto testemunha, com 0% de adição de resíduos. Notou-se pelos resultados uma diminuição na resistência à compressão, que pode ter originado na forma de adensamento a que os corpos de prova foram submetidos, não sendo suficiente. A formação de vazios nos corpos de prova reforça mais ainda essa hipótese. Adicionalmente também a granulometria, quantidade de borracha e relação água/cimento pode ter afetado a trabalhabilidade dos concretos com resíduos de borracha.