Resumo:
Os esportes eletrônicos, também conhecidos como e-sports, crescem em
popularidade ao redor do mundo, sendo uma modalidade apreciada principalmente
pelos jovens. O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma análise
sobre essa categoria esportiva e tem por objetivo conseguir subsídios necessários
para a consolidação da proposta arquitetônica de um Centro de Treinamento Gamer
para a cidade de Formiga/MG. Para tanto, foram observadas as modalidades
existentes, a infraestrutura necessária, obras análogas e realizada uma averiguação
das opiniões e demandas dos jogadores aos quais este projeto se direciona.
Desenvolveu-se também um estudo do sítio e seu entorno, no intuito de identificar as
principais condicionantes, urbanas e climáticas, considerando seus pontos negativos
e potencialidades. Foram abordadas as normas e legislações pertinentes para garantir
um funcionamento confortável e acessível para todos os tipos de público. Somados,
estes pontos auxiliaram a traçar um programa de necessidades e um fluxograma
condizente com as reais demandas e anseios da comunidade e região.