Resumo:
O solo, por ser um material de baixo custo e abundante, sempre foi para as obras rodoviárias um delimitador e um trunfo para sua construção, o aumento na burocracia e das leis ambientais fez com que a substituição de um solo ficasse inviável, indo à contrapartida com o baixo custo do uso do material. O solo argiloso, dentre todos os solos, é o mais utilizado, fazendo com que a estabilização física deste solo seja a opção mais economicamente rentável possível. As características plásticas de um solo argiloso precisam ser amplamente estudadas para o entendimento completo de que essa mistura pode proporcionar. O presente trabalho visa buscar, por meio de ensaios de laboratório, se existe uma relação entre a capacidade de carga de um material estabilizado com o índice de plasticidade existente nele e se essa plasticidade é um agente deletério na mistura.
Descrição:
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil.
Orientador: Tiago de Morais Faria Novais