Abstract:
No mercado atual, o comércio eletrônico é uma ferramenta competitiva para qualquer empresa. E o setor de moda feminina online apresenta um crescimento constante. Diante disso, é necessário entender o comportamento do consumidor, que são as fases do processo de compra e as influências internas e externas que permeiam este processo. A partir daí, o estudo revelou que o perfil desses consumidores é de pessoas, com idade entre 18 e 27 anos, solteiros, com
rendimento mensal de até dois salários mínimos, no qual as mulheres são a maioria.
Ao considerar que a internet oferece comodidade, praticidade e outras facilidades,
o estudo identificou os motivos mais relevantes que influenciam os consumidores a
comprar moda feminina por meio da internet, no qual a variedade dos produtos foi o fator mais importante. Além disso, as informações são muito valorizadas para suprir a impossibilidade dos clientes experimentarem ou tocarem o produto. Outros fatores
influenciadores foram as propagandas sobre o produto, e as opiniões de outros consumidores nas redes sociais. Foi observado que a impossibilidade de ver e
experimentar o produto, impede algumas pessoas de comprar por meio da internet.
As empresas devem utilizar a tecnologia para solucionar essas barreiras. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa de natureza descritiva. Para a coleta dos dados foram utilizados questionários estruturados que foram aplicados para 90 alunos dos cursos de Administração e Marketing.