Abstract:
Apresentação: O conhecimento científico é produzido na relação sujeito/objeto de estudo em todas as áreas da atividade humana. O homem, continuamente, busca conhecer a si próprio e ao seu entorno para estabelecer uma relação harmoniosa com os semelhantes e seu ambiente. As investigações científicas, as inovações tecnológicas, os fazeres pedagógicos, devem ser criativos e desafiadores. Os saberes se renovam na relação professor-aluno, na medida em que cada ator do processo ensino-aprendizagem na comunidade escolar, mediados pelo currículo escolar e pelas metodologias de estudo, contribuem para que as competências e habilidades se desenvolvam de maneira cada vez mais plena. No contexto escolar, uma questão deve ser norteadora das atividades educativas, planejadas conforme os objetivos almejados: “Que aluno queremos e precisamos formar na atual sociedade globalizada”?
Cada educador poderá apresentar expectativas diferenciadas. Entretanto, a resposta não poderá divergir muito: queremos formar um aluno crítico, criativo, ético, capaz de aprender a aprender, capacitado a intervir e modificar a realidade na qual convive, permeada por desigualdades: sociais, econômicas, políticas, culturais. Esta coletânea de resumos ora apresentada é o resultado dos projetos de pesquisa e de intervenção pedagógica desenvolvidos nas escolas conveniadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), mantido pela CAPES e abrigado pelo UNIFOR-MG. Os resumos foram apresentados no II Seminário Institucional do PIBID/UNIFOR-MG, realizado nos dias 10 e 11 de setembro, com a finalidade de oportunizar um momento para a socialização das atividades exitosas realizadas durante o ano de 2015, estimulando a participação dos bolsistas e comunidade acadêmica, em torno de uma reflexão sobre os desafios e possibilidades que caracterizam a profissão docente no atual contexto educacional. A apresentação dos trabalhos aconteceu na modalidade oral oportunizando aos apresentadores, membros da banca e ouvintes um clima de debate culminando em relevante aprendizado a todas as partes envolvidas. Os frutos colhidos pela equipe que atua diretamente nas escolas, espaço profícuo de produção do conhecimento, fazem que a Coordenação Institucional e a Coordenação de Gestão acreditem cada vez mais na fala do grande educador Paulo Freire: “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.” Os agradecimentos pela realização desta publicação são destinados à CAPES, pelo fomento do Programa, ao UNIFOR-MG pelo incentivo para a realização do II Seminário Institucional do PIBID/UNIFOR-MG e permanente contribuição e, ainda, às escolas conveniadas, que acolheram os bolsistas para o desenvolvimento dos projetos que resultaram nos resumos.