Abstract:
Trabalho de conclusão de curso sobre implementação de marketing culturalem bibliotecas públicas brasileiras: uma estratégia de sobrevivência. Visa buscar através da literatura, conceitos de marketing, marketing cultural e sua aplicação nas
bibliotecas públicas do Brasil. Apresenta por meio descritivo, o histórico de
bibliotecas públicas e sua missão. Focaliza os sistemas de marketing cultural como um processo gerencial para incrementar os serviços das bibliotecas públicas.
Questiona: Como as ações de marketing cultural podem incrementar a prestação de
serviços das bibliotecas públicas brasileiras e divulgar sua imagem? A resposta para tal questionamento está nas ações de marketing desenvolvidas nas bibliotecas, que
realmente são uma estratégia para evidenciá-las. Enfatiza a importância da
implementação do marketing cultural em bibliotecas públicas brasileiras como
ferramenta de mudança na sua imagem diante do seu público e do órgão mantenedor. Objetiva verificar de que maneira as bibliotecas públicas estão
aplicando estratégias de marketing cultural para realização de suas atividades.
Demonstra que o marketing, se bem aplicado, pode ampliar a busca pelos serviços
da biblioteca pública e tornar-se estratégia de sobrevivência. Aponta a importância
da conscientização e mudança de paradigma do profissional bibliotecário neste
contexto. Identifica projetos como meio de captação de recursos. Propõe através de
Leis de Incentivo à Cultura, criação da Associação de Amigos da Biblioteca e outras
parcerias para obtenção de recursos para o desenvolvimento de projetos culturais. O
estudo realizado foi através de revisão bibliográfica. Relata experiência na Biblioteca
Pública de uma cidade interiorana, Mateus Leme-MG. Conclui que o marketing
cultural em bibliotecas públicas pode ser uma ferramenta gerencial importante no
desempenho dos seus serviços e, dessa forma, contribuir para a melhoria de sua imagem diante da instituição mantenedora e usuários.
Description:
Trabalho de conclusão de curso
apresentado ao Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-
MG, como requisito parcial para obtenção do
título de bacharel em Biblioteconomia.
Orientadora: Profa. Especialista Tânia de Fátima Gontijo Fonseca