Abstract:
Durante a história da humanidade e seu processo evolutivo, a música esteve presente em muitos lugares e contribuiu, para que o ser humano se desenvolvesse. Muito valorizada pelos gregos, ela está no cenário educacional, desde a Grécia antiga. No Brasil, sua trajetória foi marcada por diversos motivos. Nem sempre foi destaque no processo educacional, mas, atualmente, com a aprovação da Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, a música está mais presente nas escolas. Mesmo assim, ainda não é trabalhada de forma a explorar todos os seus benefícios. Durante a revisão bibliográfica foi possível analisar vários autores como França (2016), Loureiro (2010), Santana (2016), Camargo (2009), Zorzal (2011), Unglaub (2000), Figueiredo (2002), Góes (2009), Granja (2013), Moreira, Santos, Coelho (2014), Santos (2002), Ferreira e Rubio (2012), Aquino (2013), Ponso (2011), que retratam a trajetória da educação musical e como é possível inseri-la nas escolas, de forma significativa. É um tipo de linguagem dinâmica, que atrai os alunos e contribui em seu aprendizado, além de ser um ótimo recurso didático a ser utilizado pelos professores. É preciso analisar seu papel na educação, seus benefícios para o processo de ensino-aprendizagem e como é possível incluir a música na rotina escolar.