Abstract:
Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a educação inclusiva, discutindo as atribuições referentes à prática docente e o perfil do professor para trabalhar nesse segmento. O trabalho foi composto de pesquisa bibliográfica, a qual analisou diversos e diferentes autores que abordam acerca da inclusão. Além de conceituar o tema, apresentar um breve histórico da inclusão dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais e traçar as atribuições colocadas ao docente nesse sentido, aborda a legislação que regulamenta essa modalidade de ensino e coloca exemplos que comprovam que a inclusão é um caminho possível. Portanto, o trabalho reflete a respeito da prática inclusivista de professores, buscando traçar as competências docentes necessárias para promover a inclusão, dentro e fora da sala de aula. Evidenciou-se que a legislação e os movimentos mundiais em torno da inclusão apresentaram um grande avanço em relação ao paradoxo inclusão/exclusão quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, porém, continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões normais da escola, na medida em que não investem na formação docente e continuada para o pleno êxito do trabalho inclusivo.