Resumo:
Conduziu-se, este trabalho, com o objetivo de dialogar com autores que enfatizam a relevância da resolução de problemas no ensino de matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Pretende-se compreender de que forma a resolução de problemas pode contribuir para o processo de elaboração e processamento do conhecimento matemático. É necessário evidenciar que a resolução de problemas pode se configurar como uma metodologia para ensinar, aprender e avaliar o processo ensino-aprendizagem de matemática. Diante disso, é possível afirmar que ela apresenta repercussões positivas que interferem nas ações e no processo decisivo do sujeito, de modo a conduzi-lo ao pensamento reflexivo e lógico a respeito de uma determinada situação, além de permitir que ele elabore conceitos relativos à matemática. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a revisão bibliográfica que consta de artigos científicos, livros e documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e o Conteúdo Básico Comum (CBC), e também em especialistas e estudiosos do tema como Onuchic (2014), Polya (2006), Fiorentini e Lorenzato (2012), Dante (2009), Onuchic e Allevato (2011).