Abstract:
Ler é descobrir e aprender para transformar-se e integrar-se ao mundo. A tarefa de leitura apreendida na escola não deve limitar-se às paredes da sala de aula, mas deve-se trabalhar com o objetivo de desenvolver um leitor proficiente e crítico. O docente precisa oferecer ao aluno acesso a diversas leituras, e em especial a leitura literária. Entretanto, tais leituras devem proporcionar ao educando reflexão e não interpretações lineares. É essencial ensinar o educando a ler, dando-lhe o direito de escolher o que ele quer ler, porque o texto literário precisa provocá-lo a descobrir o prazer em ler. Para trabalhar com textos, existem diversas estratégias que podem ser trabalhadas antes, durante e após a leitura, para assim, proporcionar uma leitura literária que seja interessante, prazerosa e que venha instigar a curiosidade dos leitores. A metodologia usada para apresentar este trabalho é a revisão bibliográfica. Percebe-se que a leitura pode transformar a realidade de muitas crianças e torná-las sujeitos mais reflexivos e críticos.